quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O processo de formação das proteínas pelas organelas. (Apenas um artigo)


A síntese, ou tradução protéica, é um processo que requer um filamento de RNA mensageiro (RNAm), RNA´s transportadores e subunidades ribossômicas. As subunidades ribossômicas associam-se ao RNAm, formando o Polirribossoma, estrutura composta de uma fita de RNAm e cerca de 15 ribossomos aderidos, que possibilita a síntese de um grande número de moléculas protéicas ao mesmo tempo.A constituição da proteína sintetizada depende diretamente do código genético, revelado no RNA pela sequência de códons. Estes são trincas (tríplets) de nucleotídeos que se relacionam especificamente com os 20 aminoácidos usados na síntese de proteínas. O número de códons na fita de RNAm determina o tamanho da proteína. Existem, ao todo, 64 códons. Como existem mais códons (64) que aminoácidos (20), quase todos os aminoácidos podem ser reconhecidos por mais de um códon, isso porque algumas trincas de nucleotídeos atuam como sinônimos.O local onde ocorre a síntese protéica está relacionado com o destino da proteína produzida.Um Peptídios Sinal, pequena sequência de aminoácidos na porção N-terminal ou C-terminal da proteína, vai endereçar a proteína a diferentes locais das células.
Assim, proteínas destinadas ao núcleo celular, às mitocôndrias e aos peroxissomos são sintetizadas em Polirribossomas livres. As proteínas que precisam ser empacotadas e enviadas para fora da célula (proteínas de superfície da Membrana Plasmática, ou que constituirão o conteúdo dos lisossomas e de outros componentes do sistema de endomembranas) serão sintetizadas no RER.Síntese de proteínas destinadas ao Citosol

O processo de síntese protéica se inicia quando a subunidade pequena do ribossoma se associa à fita de RNAm. Ela tem dois sítios ativos: P (de peptidil) e A (de aminoacil). No sítio P, onde o RNAm exibe o códon AUG iniciador, se liga um RNAt iniciador, com seu aminoácido associado: metionina. Neste momento a subunidade ribossômica grande se liga ao complexo inicial, e um segundo peptidil RNAt (RNAt associado a um aminoácido) se liga no sítio A. Uma ligação peptídica, com a formação de pontes de hidrogênio e liberação de uma molécula de água, é estabelecida entre os dois aminoácidos carreados pelo RNAt.
O sítio P do ribossoma deixa, então, "escapar" o RNAt iniciador e o RNAt que ocupava o sítio A se move para o sítio P vago. O ribossoma move-se um códon abaixo do RNAm, de modo que o próximo códon é posicionado no sítio A. Esse mecanismo se repete inúmeras vezes, enquanto o ribossoma se move ao longo da cadeia de RNAm, na direção 5` --> 3`, proporcionando o elongamento da cadeia protéica. A síntese de polipeptídeos continua até que o ribossoma encontra um códon de terminação, que determina o fim da síntese protéica e a liberação da nova cadeia de polipeptídeos. Uma vez que a síntese é completada, as duas subunidades ribossômicas se dissociam do mRNA e retornam ao citosol.

Regulação da Síntese Protéica
A síntese de proteínas pode ser dividida em três etapas: iniciação, elongamento e terminação.
A etapa de iniciação é regulada por proteínas citosólicas denominadas fatores de iniciação (IF). Os IF-2, IF-3 e IF-4 agem no reconhecimento do RNAm pelo subunidade menor do ribossomo, e sua ligação ao RNAm. Um outro fator de iniciação, IF-5, media a ligação das duas subunidades ribossômicas no RNAm, ao final da etapa de iniciação, após o desligamento dos outros IF´s.
A etapa de elongamento começa quando o segundo peptidil RNAt se aproxima do sítio A do ribossomo, se unindo ao RNAm. Esta reação é mediada por um fator de elongamento, chamado EF-1 e consome energia, que é fornecida por GTP. Um outro fator de elongamento, EF-2, é responsável pela translocação, isto é, o deslocamento do ribossomo pelo RNAm.
A etapa de terminação determina a conclusão da síntese da proteína, quando o ribossoma atinge o códon de terminação (UAA, UGA ou UAG). Isto faz com que o sítio A seja ocupado por um fator de terminação: eRF-1, impedindo a ligação de um outro RNAt. Depois disto ocorre o desprendimento do polipeptídeo, que depende do eRF-3, outro fator de terminação.


Síntese de proteínas destinadas ao RER
As primeiras etapas da síntese de uma proteína ocorrem sempre em ribossomas livre no citosol, mesmo se ela for destinada ao RER. A ligação do ribossoma ao RER se dá logo após o início da tradução, quando emerge, da proteína em construção, um peptídeo sinal. Este direciona e possibilita, através de sua ligação à partícula de reconhecimento do sinal, a união do complexo ribossomo-proteína ao RER. Desta forma, toda proteína que contém um peptídeo sinal é liberada na luz do RER, depois de concluída a sua síntese.
As proteínas destinadas à inserção na membrana do RER também possuem sinais específicos. Além do peptídeo sinal, possuem um ou mais sinais adicionais, que possibilitam a ancoragem (sinal de ancoragem) e a situação destas proteínas transmembranas, quer sejam elas monopasso (atravessam a membrana bilipídica apenas uma vez) , bipasso(atravessam a membrana 2 vezes) ou multipasso (atravessam a membrana múltiplas vezes).
De acordo com a natureza da proteína, ela permanecerá na membrana do RER, ou passará, através do sistema de vesículas, para outra organela (CG, endossoma) ou à MP.

Fonte(s):

Nenhum comentário:

Postar um comentário